5 + 1 Regras do Treino

Ao falar em treino, podemos falar de 1001 coisas, dos benefícios, sobre exercícios, da motivação, objectivos, e outras tantas. No entanto, vamos dar inicio a este blog de uma outra forma. É super importante que as pessoas tenham intrinsecamente estas “regras”, de forma a que possam obter uma melhor saúde e uma maior produção das suas capacidades sem dor e principalmente sem lesões. Disto isto, vamos dar início as estas 5 regras.

1. Começar sempre pela base

Este devia ser o mais importante aspecto quando começamos a treinar. Não vale a pena começarmos a inventar quando as nossas estruturas corporais e a nossa mobilidade não é a correta nem a melhor e por isso vai ocorrer mais lesão e com isso mais medo do exercício.

Sempre que começamos a treinar, devemos sempre começar por trabalhar a estabilidade corporal e por melhorar o nosso padrão de movimento. A partir daí, podemos sim começar a realizar movimentos mais complexos e mais exigentes de forma a haver mais progressão para nosso desenvolvimento físico.

2. Simplicidade

Os exercícios mais antigos e mais simples são os melhores ponto. Os exercícios da “moda”, bem como alguns dos materiais têm por base esses exercícios. Qual o melhor exercícios para as coxas? Agachamento, simples!! Qual o melhor exercício para o peitoral? Press de peito, simples!!

Podemos utilizar sempre estes exercícios no treino e vamos sempre obter melhores resultados. Basta haver uma pequena variante ou progressão (mais à frente) que vamos sempre melhorar a nossa performance.

3. Intensidade

De nada valem os nossos treinos, se formos treinar com o telemóvel e estivermos constantemente a olhar para ele. Também não vale a pena estar 2, desperdiçadas, horas a treinar. Muitos estudos revelam que após ± 1 hora de treino o nível de cortisol aumenta e os efeitos do treino começam a perder-se.

Baste ter no máximo 1 hora de treino bem estruturada com os descansos mínimos para os nossos objetivos e com a carga necessária para desenvolvermos os nossos músculos e chega. Não é preciso mais e temos sempre mais tempo para coisas que nos interessam.

justyn-warner-532065-unsplash.jpg

 

4. Consistência

Ponto fulcral para termos os nossos objetivos. Consistência, consistência, consistência. Porque é que o Cristiano Ronaldo, Kobe Bryant, Conor McGregor são dos melhores nos seus desportos? porque estão constantemente a treinar e não falham uma sessão de treino! Querem sempre ser melhores todos os dias e sabem que para isso acontecer é preciso estar constantemente a treinar. Nos não somos atletas como eles, nem vivemos para treinar nem competir, mas devia ser regra que o mínimo de sessões de treino por semana deviam ser as 3 vezes.

5. Progressão

E porque não aumentar em 1kg, 500g, 100g ou mesmo 20g sempre que realizamos novamente um exercício? Deveríamos sempre colocar um bocadinho mais para conseguirmos sempre melhores resultados. Se forem mulheres, garanto que não vão ficar “gigantes” e os homens não vão ficar “armários” (isto se não andarem a tomar coisas esquisitas e não receitadas). O nosso objetivo é sempre melhorarmos as nossas capacidades e para isso é necessário estar constantemente a aumentar a carga para haver o tal desenvolvimento. (conhecem a história do homem e do boi? Se não, num próximo artigo conto-vos)

6. Diversão

Super importante divertirmo-nos. Não no sentido de nos estarmos a rir enquanto treinamos, mas sim no sentido de estarmos contentes por vermos o nosso corpo a evoluir todos os dias e de ganharmos mais confiança a cada dia que passa. Divertirmo-nos por vermos que coisas que não éramos capazes de fazer (ou eram difíceis) são agora mais fáceis e já as fazermos de olhos fechados.

 

Este é o primeiro artigo do blog. Um projeto diferente e que além de ter artigos de opinião, vamos abordar artigos científicos de forma simples e de maneira a que as pessoas entendam os conteúdos de forma divertida!

Desta forma vamos utilizar a #sempreatreinar

Leave a comment